VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA
Ciranda de Livros
Tema: Incentivando a leitura
Publico Alvo: Alunos do Ensino Fundamental
Turma 402- Professora Iára
Área do conhecimento: Alfabetização/leitura de livros
Justificativa
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Objetivos
· Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
· Tornar a leitura um ato prazeroso.
· Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
· Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros.
Estrutura Programática
Conteúdos: troca de livros entre as crianças.
Desenvolvimento: através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.
Conteúdos atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , discutindo-os com os filhos.
Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
Procedimentos metodológicos: A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.
Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação à comunidade.
Recursos: Livros de interesse para as crianças, livros do “ Programa Estadual de Leitura” da SEE/ RJ
Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home